O planejamento societário está intimamente ligado à vida da empresa em suas diversas relações, sobretudo no que diz respeito às regras entre os sócios. Cada caso merece atenção especial devido às várias peculiaridades que devem ser observadas em favor da empresa e da sociedade.
O processo começa pela escolha do tipo societário, passa pela análise da estrutura patrimonial, formação do capital, a finalidade do negócio, mercado de atuação, os limites dos interesses comuns de cada sócio, a estrutura societária existente, aspectos familiares, regras de governança, direito de preferências, entrada de novos sócios e regras de saída, entre outros itens. A análise desses e outros aspectos convergem para a elaboração dos instrumentos societários, como contrato social, estatuto, acordos de quotistas e de sócios, códigos de conduta e até mesmo regimento de funcionamento do conselho de administração. Tudo é pensado e feito para que a sociedade seja perene e próspera.
Um dos pontos importantes que deve ser observado antes de legalizar uma empresa é o endereço comercial, pois para conseguir o alvará de localização permanente na Prefeitura é necessário que o imóvel tenha certificado de conclusão de obras ou averbação do imóvel no registro geral. Por isso é importante consultar o escritório de contabilidade para orientá-lo nesta tarefa.
Elaboração dos documentos de formalização, tais como: alterações contratuais, protocolos de justificação, laudos de avaliação, contratos sociais, e todos os demais documentos que forem necessários à formalização da operação pretendida. Orientação à contabilidade quanto aos procedimentos contábeis a serem adotados.